Chuck Close, Up Close

                                        Chuck Close

Charles Thomas Close, nasceu em 1940, 74 anos. Nascido em Washington, Chuck é fotografo e pintor americano. Em suas pituras, Chuck utiliza como técnica o Foto-realismo (ou Hiperrealismo). 


O primeiro trabalho de Close pintado a partir de fotografias, foi um auto-retrato enorme, levando quatro meses a ser concluído. Para realizar este auto-retrato, Close fez diversas fotografias de si mesmo, onde sua cabeça e seu pescoço ocupavam todo o enquadramento, transferindo depois ponto por ponto para a gigantesca tela de pintura, pintada com tinta acrílica e um aerógrafo. Seguiram-se pinturas do rosto de alguns de seus amigos, como Richard Serra e Philip Glass. Desde então, Chuck pinta os mesmos retratos utilizando diferentes técnicas. 
"Big Self Portrait", esse foi seu primeiro quadro com aplicação desta técnica, foi exibido na New York Gallery of Modern Art em 1973 


Close foi influenciado pelo expressionismo abstrato, muito em voga na pintura. Frequentou duas faculdades, a Universidade de Washington, em Seattle e a Faculdade de Arte e Arquitetura, em Yale. Em suas pinturas, Close começa a reduzir o tamanho das pinceladas, ao ponto de minimizar, ao mais pequeno grau ou mesmo eliminar a sua relevância. Por conta disso, seu estilo foi comparado aos movimentos do minimalismo. 
Após receber uma bolsa de estudo, na Áustria, para estudar na Akademie der Bildenen Künste, Close parte para Viena. Em 65, Close começa a trabalhar a partir de fotografias. Sua primeira exposição individual, foi realizada em NY, nos anos 70. E foi também nesta época, que os retratos de Close começaram a ganhar reconhecimento. 
Desde 68, Chuck vem pintando diversos retratos de grande tamanho em fotografias tiradas por si. 
De longe os seus quadros são perfeitos retratos. Que se forem vistos de perto, são incontáveis marcas de formas diversas, círculos e quadrados. 


Chuck passa a pintar com o pincel na boca, regressa a pintura, após ficar paralisado numa cadeira de rodas devido a um coágulo sanguíneo, em 1988. Mais tarde, acabaria por conseguir readquirir a mobilidade de seus braços. Seus retratos são delineados pelos seus assistentes, para depois serem pintados por Chuck, usando uma técnica similar à usada no Impressionismo e no Pontilhismo. E então o resultado é, uma tela com pequenas pinturas, que vistas de perto em uma determinada distância, parece uma unica imagem. 
Diversas fotografias de Chuck encontram-se em colecções de algumas instituições como o Richard Serra ou Philip Glass Art Institute of Chicago, o Philadelphia Museum of Art, o Whitney Museum of American Art, a Tate Gallery (Londres) e o Musee National d'Art Moderne (França).
 Entre 1989 e 1999, o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque organizou uma retrospectiva do seu trabalho.






0 comentários:

Postar um comentário