Foie Gras - PL 537/2013

                                         PL 537/2013 

O foie gras (termo que em francês significa "fígado gordo") é um patê gorduroso feito com o fígado dilatado de patos, gansos e marrecos. Para que o órgão fique hiperdesenvolvido, são alimentados por meio de canos, de maneira forçada, várias vezes ao dia. Apesar de milenar, a prática é considerada cruel e provoca sofrimento nas aves. 
A tradição do foie gras é antiga: há registros de que egípcios e romanos já o produziam, alimentando suas aves com figos durante seis meses. Hoje, é utilizada uma ração gordurosa, geralmente consumida por patos, que são mais baratos que o ganso e o marreco e têm a capacidade natural de acumular gordura, por serem aves migratórias e precisarem armazenar energia.

A Câmara dos Vereadores aprovou na semana passada o PL 537/2013, que proíbe a produção e a comercialização de foie gras em restaurantes de São Paulo. O projeto agora precisa ser sancionado pelo prefeito Fernando Haddad (PT).  Entidades de defesa dos animais estão se mobilizando na internet para pressionar o prefeito a banir a iguaria francesa. Muitos estão usando o Twitter para enviar mensagens a Fernando Haddad e pedir que a lei seja sancionada. Clique aqui e participe
O PL também tem causado polêmica com entidades ligadas à gastronomia, que são contra a proibição. O foie gras é um dos ingredientes mais caros do mundo e é vendido a preços elevados nos restaurantes da capital.



0 comentários:

Postar um comentário