Renato Lo

"Creio que todos temos um pouco de arte escondido em nós"

Vejo muitos artistas maravilhosos não ter o reconhecimento que merecem. E na minha opinião, Renato é um deles. Não digo isso por ele ser meu amigo, sua art é realmente profunda, criativa e bem produzidas.
Renato tem 18 anos e mora no interior de SP, produz tudo sozinho e em casa. Com apenas seu celular e computador, ele cria fotografias sensacionais.
Segue algumas de suas fotografias:





Fizemos algumas perguntinhas ao Renato sobre suas fotografias. Confira:


Quanto tempo leva para criar cada fotografia?
"Olha, acredito que leva em torno de 30 a 40 minutos. Depende muito do dia e da motivação. Mas eu nem percebo o tempo passar, porque gosto de fazê-las. Eu tento ao máximo me aprofundar, como um pintor fazendo seu auto-retrato"

Renato, o que te inspira e te motiva a criar suas fotografias? 
"As minhas inspirações vem desde cedo. Claro, o Abapuru é um ícone que estudamos desde a escola, e é nessa idade em que encontramos o gancho e a curiosidade sobre a arte. As vezes eu  pesquiso algumas obras, daí a inspiração vem de lá. Eu costumo pesquisar sobre o surrealismo. Caso eu me apaixone por alguma obra, tento recriar comigo nela. O que me motiva é que vejo a arte como algo vital para nós. Existe uma frase de Nietzsche que diz "a arte existe para que a realidade não nos destrua"

Quem são suas maiores influências no universo da art?
"Eu amo artistas do surrealismo. E claro, Salvador Dalí é o principal que eu admiro. Magritte eu gosto muito também"

Existe alguma fotografia sua que tenha um significado especial? Qual e por quê?
"Sinceramente, acho que todas elas tem um certo valor. Eu as vejo como fotografias de viagem para guardar como recordação"

Como e quando você se descobriu no mundo da art?
"Eu descobri na época da escola. Comecei a fazer montagens dos colegas. E eu sempre gostei de filmes de ficção. Quando criança, ficava eufórico ao ver os bastidores dos filmes e ter a concepção de que tudo é possível na tela. Ver os efeitos especiais, etc"

E uma ultima pergunta... Qual o significado da arte para você, e por que se deve acreditar nela?
"Acredito que a arte, não apenas como um ato de expor suas ideias e seu mundo para fora, também é essencial para crescermos como indivíduos. Creio que todos temos um pouco de arte escondido em nós, mesmo que ainda não saibemos. A arte em si, se torna majestosa por guardar algo valioso. Nada na vida se perde, tudo se transforma; desse modo, na arte, é como mesclar a forma de pensar, de agir e comunicar-se, tudo num só plano. A arte está presente em nossa vidas. Viver bem é uma arte"





Renato, muito obrigada por nos deixar te encher o saco um pouquinho, e fazer algumas perguntinhas. Suas fotografias são maravilhosas. Nós lhe desejamos todo o sucesso do mundo, mesmo que seja apenas um passa-tempo, sua art nos encanta! Parabéns pelo seu trabalho, mesmo você produzindo tudo sozinho com o que tem, ele é muitíssimo bem feito.



0 comentários:

Postar um comentário